Cris Vieira
Moda Circular, dito Brechós: suas vantagens e o bem à economia popular
Moda Circular
É claro que em um momento corrido e concorrido como o nosso, onde a escassez de alguns insumos se torna iminente, trabalhar e fazer uso de algo que seja renovável não é apenas "modinha" mas prioritariamente NECESSÁRIO!
Os Brechós, ou Moda Circular, fazem quase que integralmente parte desse contexto, não não... não apenas roupas, pensa pouco quem não consegue imaginar até onde vai esse "mundo" reciclável, podem ser pequenos itens de decoração a móveis e até peças ou partes de objetos que tem por vezes sua vida prolongada no nascimento de outros objetos, para exemplos: peças de carros, partes de colares, brincos, alças de bolsas... uma infinidade de opções para desobstruir o lixão!
Mas nessa conversa quero me ater aos Brechós de Vestimenta, e sabe o porquê?
A resposta é simples; CRESCIMENTO!
Uma pesquisa do ThredUp, uma das principais plataformas de venda de roupas de reuso por consignação, em seu relatório sobre vendas do segmento, onde aponta cifras de bilhões, descreve que "O mercado global de roupas usadas cresceu três vezes mais rápido do que o mercado geral de varejo de roupas em 2023" (fonte Metrópoles, 04/2024).
E essa percepção é clara quando nós mesmas, donas de brechós sentimos que já existe uma maior aceitação e também essa procura, assim como uma clara e saudável concorrência no segmento.
Feiras e encontros de brechós se multiplicam em diversas cidades, tornando essa inovação um ambiente favorável para a experiência em sustentabilidade fazer parte de maneira orgânica da vida dessa e das próximas gerações.
Não te serve mais? Mas pode servir a outro. E as histórias nesse prazeroso universo da MD, podem ser inúmeras, há poucos resgatei um lindo vestido que havia sido usado pela mãe de uma cliente, que o usou mais de vinte anos depois em sua formatura.
E maravilhada fiquei quando quase que exclusivamente garimpei uma jaqueta de 25 anos do aniversário da Yes Brasil e eram peças limitadas.
São muitas histórias que precisamos de muitas partes nestes textos.
SUA COLABORAÇÃO ao meio ambiente retorna para você por meio de economia e quase que exclusividade!
Pense, se você retira do seu guarda roupa e leva a um Brechó, provavelmente essa peça que poderia ir ao lixo, terá mais um tempo de vida útil, e dependendo de quem a cuide, pode servir a mais uma, duas , Três pessoas.
O que você adquire no brechó tem seu preço bem menor e assim sobra para outras demandas ou até para comprar mais. E parando para pensar; as peças que normalmente circulam nesse meio, já não estão em lojas convencionais, então são quase que EXCLUSIVAS!!!
Dai fica meu convite como uma orgulhosa operadora desse sistema circular: Va a um brechó e se delicie com as possibilidades
COMENTÁRIOS